quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Grupo em defesa do Hospital Municipal realiza o Dia do Abraço ao Hospital

Grupo reunido em frente ao hospital
CLIQUE NA IMAGEM PAR AMPLIAR

O dia 18 de dezembro foi marcado por uma grande ação espontânea de apoio à atual gestão do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu. O ato intitulado Dia do Abraço reuniu cerca de 200 pessoas, entre funcionários, usuários e médicos que atendem no HMFI.


Abraço simbólico ao Hospital Municipal

O grupo se concentrou em frente ao hospital, onde realizou o abraço simbólico ao prédio como forma de manifestar o desejo de continuidade na atual gestão. “Nunca tivemos o hospital tão organizado, é importante que este progresso seja mantido”, destacou o médico Fábio Marques. Para ele, a organização interna possibilitou a retomada de muitos serviços que antes estavam parados e sem fluxo orientado.


O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas


Após o abraço, aconteceu uma caminhada até a praça Naipi, ao lado do Shopping Cataratas, onde os participantes ficaram concentrados. “O movimento é muito válido, pois precisamos manter a qualidade conquistada no Hospital Municipal para que ele não volte ao seu estado anterior”, apontou supervisor de manutenção José Eloito Corte, o Juca.

O ato aconteceu em função da ação que tramita na justiça e pede a suspensão do contrato entre a Pró Saúde e a Prefeitura Municipal de Foz.



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Damas Libanesas visitam pacientes da pediatria no HMFI


Os pacientes da ala pediátrica do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pró Saúde tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (22). A União das Damas Libanesas esteve no hospital com presentes e muito carinho para distribuir entre os pequenos.
O grupo reuniu as crianças na brinquedoteca do HMFI, onde foram realizadas brincadeiras, pinturas de rosto e a distribuição dos brinquedos. “Nosso objetivo é distribuir um pouco de alegria para quem está precisando”, resumiu a voluntária Jinan Chafareddine. “Estamos fazendo nossa parte. Esperamos que as crianças gostem”.
Ao todo, 15 pequenos pacientes receberam presente das voluntárias. “Minha filha precisa caminhar para fortalecer os pulmões, mas ela estava sem motivação. A visita fez com que ela ficasse muito mais animada”, revelou Rose Lopes, acompanhante da filha Isabela Maria, de um ano e oito meses, internada há 14 dias.
Parte do grupo também visitou os pacientes da UTI pediátrica. A União das Damas Libanesas é um grupo com cerca de 13 voluntárias, que realiza trabalhos sociais na Tríplice Fronteira.

Gestão Pró Saúde apresenta relatório ao COMUS

Donizetti Stoque, diretor geral do HMFI no  COMUS
A direção do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pro Saúde participou da última reunião do ano do Conselho Municipal de Saúde – COMUS na quinta-feira (16), onde apresentou o relatório da gestão no HMFI.

O relatório apresentou imagens e dados estatísticos da administração desde 19 de abril, quando a Pró Saúde assumiu a administração. “Gostaríamos de convidar a todos que estão aqui para nos visitarem no hospital e constatar as melhorias pessoalmente”, destacou o diretor geral José Donizetti Stoque. “Nossas portas estão abertas a todos que quiserem ver nosso trabalho”.


Ao final da apresentação o diretor administrativo do HMFI Jocelmo Pablo Mews apresentou a planilha de controle financeiro da administração. “O objetivo da Pró Saúde é trabalhar otimizando recursos, através da redução de custos e de uma administração eficaz”, aponta Jocelmo.

Hospitalteca já funciona no HMFI

As Hospitalteca já está em pleno funcionamento no HMFI. Instalada na sala de estar dos pacientes a mini biblioteca conta com cerca de 400 livros, além de revistas. 

A ação tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e ser uma alternativa a mais para os usuários.

O Grupo de Humanização continua recebendo as doações. Quem quiser contribuir basta trazer os livros até o hospital.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Administração do Hospital Municipal recebe apoio do corpo clínico em reunião realizada na sede da Associação Médica de Foz

Chico Brasileiro, Alexandre Camargo e Donizete Stoque


O corpo clínico do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pró Saúde realizou em novembro uma reunião com o novo secretário municipal de saúde Francisco Lacerda Brasileiro – Chico Brasileiro e a administração do HMFI. O encontro aconteceu na sede da Associação Médica de Foz.

Durante a reunião a direção do hospital apresentou um relatório da gestão desde o mês de abril – quando a Pró Saúde assumiu a administração do HMFI. “Foi um encontro muito produtivo, pois muitos não conheciam a dimensão do trabalho da Pró Saúde”, apontou o presidente da associação médica José Luis Bertoli. “O corpo clínico está satisfeito com a atual administração do hospital”.


Médicos do corpo clínico do Hospital Municipal

O diretor geral do HMFI José Donizetti Stoque apresentou informações sobre o modelo de gestão da Organização Social – OS com foco em resultados positivos tanto para o usuários como para os que fazem parte do conjunto hospitalar. “Buscamos adequar o hospital para oferecer ao corpo clínico condições de trabalho mais seguras e organizadas. Esta postura estamos seguindo através de manutenções periódicas em equipamentos e estrutura humana bem definida”.

A administração do HMFI apresentou dados com investimentos nos diversos setores do hospital. “Trabalho no hospital municipal há 4 anos e as mudanças nas condições de trabalho são visíveis. Como médico da UTI, posso dizer que hoje nossa situação melhorou 100%”, declarou o médico Fábio Marques.

O secretário municipal de saúde Chico Brasileiro destacou o compromisso do Poder Público em manter o nível de melhorias que garanta um atendimento de qualidade à população. “O hospital nasceu de uma necessidade e desde então vem se desenvolvendo. Para o município é uma obra de grande importância”.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pacientes da pediatria recebem presente de Natal no HMFI




Papai Noel chegou mais cedo na ala pediátrica do Hospital Municipal
de Foz do Iguaçu – Pró Saúde. Através de uma iniciativa da Comissão de Humanização do hospital foram arrecadados brinquedos para serem doados aos pequenos pacientes no momento da alta. 
A entrega dos presentes acontecerá durante todo o mês dezembro. A ação faz parte do projeto Natal da Paz no HMFI. Além disso, o hospital recebeu uma decoração inspirada em anjos e sinos. “Nosso objetivo é sensibilizar para um clima de harmonia e pacificação íntima como contribuição para melhora dos pacientes”, explica a psicologa Simone Zolet, coordenadora do Gestão de Pessoas.
Para os demais pacientes também foi providenciada uma homenagem no dia de Natal, quando o cardápio será todo especial, de acordo com a data.

sábado, 27 de novembro de 2010

Índice de satisfação dos pacientes no Hospital Municipal atinge 96,6%


As pesquisas mensais coletadas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pró Saúde apontam que a população está satisfeita com os serviços prestados na instituição. No mês de outubro a pesquisa diária realizada entre os usuários do HMFI registrou 96,6% de aprovação na qualidade dos serviços. Em setembro este número foi 95,10%. “Todos os nossos colaboradores são treinados e orientados para oferecer um atendimento baseado na qualidade e no profissionalismo”, explica o diretor geral do HMFI José Donizetti Stoque. De acordo com ele, a melhora nos índices de satisfação faz parte das metas da gestão Pró Saúde.



Em abril – quando a Pró Saúde assumiu a administração – o HMFI contava com 144 funcionários, atualmente são 443 profissionais. O aumento no quadro funcional possibilitou a ampliação do atendimento e o oferecimento de novos serviços, inclusive a retomada das cirurgias eletivas e o andamento da fila de espera.  “O volume de cirurgias se deve a entrada da nova administração, que possibilitou a contratação de funcionários, aquisição de materiais, criação de rotinas e organização de fluxos dentro do hospital”, aponta a médica anestesiologista Ellen Quitela.


O modelo de administração através de Organizações Sociais OS é considerado atualmente como “inovadora”, já que possibilita uma flexibilidade maior do que no caso de hospital tradicional. “Somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Desta forma temos a possibilidade, por exemplo, de realizar contratações de forma mais barata, pois não precisamos dispor da cota patronal, além disso, podemos realizar planejamento estratégico e negociação direta com fornecedores”, destaca Donizetti.


Atualmente no Brasil cerca de 175 instituições de saúde são administradas por OS. Somente a Pró Saúde é responsável por 23 deles, entre eles o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira (PA)- o primeiro hospital público das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a obter o título de “hospital acreditado”, pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. “Já vimos vários modelos de administração, mas esta é realmente a primeira vez que o hospital apresenta um nível de organização que possibilita exercer o trabalho com muito mais segurança e qualidade para o paciente “, avalia o médico plantonista do HMFI Fábio Marques.


Um das características da gestão Pró Saúde é o treinamento continuo dos colaboradores. Este trabalho é realizado através do Núcleo de Educação Permanente – NEP. “Hospital é uma estrutura muito complexa e cada detalhe pode representar a vida do paciente. A simples presença de um funcionário sem conhecimento técnico pode causar sérios prejuízos”, explica o médico. O NEP é composto por profissionais de nível superior em diversas áreas para atuação em todos os setores do hospital.

Características – Além da capacitação do quadro funcional e da administração técnica a gestão hospitalar através de Organização Social – OS também trabalha com planejamento estratégico das atividades.

O processo de compras possui vantagens sobre a administração tradicional já que é possível adquirir bens e serviços de acordo com a necessidade do momento, sem a necessidade de processo licitatório, o que evita demora e o desperdício de dinheiro público com aquisições superiores à demanda.

A contratação de funcionários, no caso de gestão por OS´s não necessita de abertura de concurso público, o que garante a contratação ágil e de acordo com o perfil solicitado. No caso do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu os funcionários são escolhidos através de análise curricular, testes psicológicos, prova técnica e entrevista. Além disso, todos passam por avaliações de desempenho constantes para garantir a qualidade dos serviços prestados.



HOSPITAIS ADMINISTRADOS PELA PRÓ-SAÚDE



Região Norte
• Hospital Yutaka Takeda – Parauapebas - PA
• Hospital São José – Bacarena - PA
• Hospital Porto de Trombetas - Oriximiná - PA
• Hospital 5 de outubro – Canaã dos Carajás - PA
• Hospital Público Regional do Sudeste – Marabá - PA
• Hospital Regional da Transamazônica - Altamira - PA
• Hospital Yutaka Takeda – Cia. Vale do Rio Doce - PA
• Hospital Publico do Oeste do Pará - Santarém - PA
• Hospital NS de Guadalupe – Belém - PA



Região Nordeste
• Hospital Paineiras – Mucuri - BA
• 16º Centro de Saúde Maria C. Imbassay - Salvador - BA
• Hospital Arthur Ramos – Maceió - AL
• Hospital Ana Lima - Maracanaú - CE



Região Sudeste
• Laboratório Municipal Central de Guarulhos - SP
• Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva – Cubatão - SP
• Santa Casa de Atibaia - Atibaia - SP
• Hospital de Clinicas de São Sebastião - SP
• Hospital e Maternidade Dr. Eugenio Gomes de Carvalho Pedro Leopoldo - MG
• Hospital Caridade São Vicente de Paulo - Jundiai - SP
• Hospital Nossa Senhora da Piedade – Lençóis Paulista (SP)



Região Sul
• Hospital Municipal de Araucária - Araucária – PR
• Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu – PR
• Hospital Municipal de Pinhais - PR

NATAL DA PAZ NO HMFI

A partir da próxima semana o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu – Pró Saúde entrará no clima de Natal. Com uma decoração temática o projeto foi intitulado “Natal da Paz do HMFI”.
A decoração será inspirada em anjos e sinos para promover um clima de paz, harmonia e renovação das esperanças. A iniciativa é da Comissão de Humanização em parceria com Gestão de Pessoas e Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar – SECIH.
A decoração, de acordo com as normas estabelecidas pelo SECIH, está sendo confeccionada pelos próprios membros da Humanização.
Outro diferencial será o cardápio dos pacientes e colaboradores. A equipe de nutrição já analisa uma opção para servir na comemoração do Natal.